Ref: UFRGS/início do novo Milênio: Aula de duas horas sobre interações/fenômenos interfaciais.
MEC adverte: É uma tarefa complicada para o acadêmico dar o recado e para a turma é difícil de absorver aquilo das fases e interfaces, em uma sexta-feira às 15 h, ensolarada e com feriado na segunda.
Professor: Ok, vamos lá! Existem três fases da matéria: a fase líquida (água, mar, lagoas, saliva, óleos); a fase gasosa (ar, nitrogênio) e a fase sólida (partículas, rochas, metais). Existem as misturas dessas fases e, também, as interfaces. Estas últimas correspondem as regiões localizadas entre: sólido1/sólido2; sólido/líquido, sólido/gás; líquido/gás, sólido1/líquido/sólido2.
Pergunta: a caipirinha é uma fase líquida?
Turma: Sim, claro, óbvio.
Professor: Errado, pois ela é uma dispersão ou suspensão de sólidos (das cascas e dos gomos dos limões), açúcar e gelo em uma fase líquida (suco de limão + cachaça) – com suas respectivas interfaces sólido/líquido.
Turma: Mas o gelo e o açúcar se dissolvem e somente ficaria esses gomos/grumos da polpa do limão, além das cascas.
Professor: Não é o que acontece com a caipirinha em Santa Catarina e no Nordeste, onde a relação sólido/líquido é muito alta. Eu sempre peço que a caipirinha seja “coada” e com pouco açúcar (me interessa muito mais a fase líquida).
Turma: E as espumas, aerossóis, gel, chuchu?
Professor: Espumas correspondem a dispersões de ar em líquidos (interface ar/líquido) e aerossóis são suspensões de partículas sólidas e elementos orgânicos na fase gasosa (exemplo: canabinoides, nicotina e cinzas de papel na fumaça de certos cigarros).
Os géis são dispersões de coloides (partículas poliméricas micrométricas) em líquidos; quando o líquido evapora, por exemplo, no cabelo, o polímero adere-se aos fios e solidifica. Chuchu, por definição sujeita a discussão, é um legume que, infelizmente se vende e consiste em fibras vegetais dispersas (5 %) em água (95 %). E acreditem, se come e não tem gosto de nada.
Turma: E as tais de interações e/ou fenômenos interfaciais?
Professor: Bom, o importante aqui é termos claro o conceito de Tensão Superficial ou Interfacial, que equivale ao balanço das interações e forças intermoleculares, efeito de Stern, Helmholtz, forças tipo van der Waals.......
Turma: Nãããããooo
Professor: OK, suponham um sistema composto de muitas pessoas dançando e do alto do salão começa a cair uma espuma (feita com água e sabão perfumado).
Turma: Aaah, festa de espuma, já fui.
Professor: A tensão superficial é a resultante das forças envolvidas. Suponham duas pessoas nessa festa ou duas partículas interagindo. Após serem “molhadas” pela “espuma”, a fricção entre os corpos diminui e o contato direto é facilitado, intensificado, maior sensibilidade ao toque. Nesses casos, aumentam as forças de atração de van der Waals, dipolo-dipolo, forças hidrofóbicas e diminuem as forças de repulsão eletrostática e/ou as de Born.
Outro exemplo é a lubrificação (com géis ou óleos) entre dois sólidos, para diminuir o atrito (ou o cisalhamento) e facilitar o contato, o encaixamento, a penetração entre as peças. Por exemplo, nos acessórios do motor de seus carros, que precisam de óleos, para não fundir o motor.
Turma: Resumindo, diminuindo a tensão superficial, aí rola uma “química” naquela festa então?
Professor: Não podemos concluir isso, pois nesses casos seria tesão superficial, sem a letra n. Aqui operam outras forças de atração oriundas das afinidades subjetivas, como cheiros, jeitos, olhar, respiração, silêncio dosificado, graça, ternura, gosto, toque, carícias, amasso, o beijo e o sexo. As forças de repulsão são, entre outras, a incompatibilidade de caráteres, posições políticas, aversão, insistência, burrice, descompasso, tom e tato errados.
Observação: não existem as energias negativas ou positivas. Isso é Fake! Igualmente, não existem bruxas, deuses, ritos, capetas, mal olhado, fantasmas, anjos, cloroquina, tudo papo furated, nada científico.
Professor: Ok, turma! Ficam para a próxima aula os potenciais superficiais, a entropia associada, a camada interna de Helmholtz e o potencial zeta ...
Turma: Não, assim tá bom.
Professor: Tarefa para a casa: 1. Porque os surfistas colocam parafina no cabelo e nas pranchas de surf?; 2. Como evitar a evaporação de lagoas e lagos (interface água/ar)? 3. Que interfaces operam nos beijos em geral?
Nino
Maio 2020
Comments